Treinamento e Recursos

20 Coisas Que Você Nunca Deve Dizer na Entrevista de Emprego

Muitas ideias aparecem na nossa mente quando estamos numa entrevista de emprego, tentamos muitas vezes fazer um pouco de tudo para impressionar, mas há algumas coisas que você deve manter para si mesmo durante uma entrevista de emprego. Controle as coisas que você partilha com o seu entrevistador, mantendo o foco nas suas habilidades e qualificações para o trabalho.

O entrevistador não está interessado na sua vida pessoal, seus planos de férias, ou do motivo pelo qual você precisa loucamente ser contratado. Ele quer saber porquê você é a pessoa mais qualificada para o trabalho. Se você acha que não tem as qualificações todas, não precisa mencionar isso.

Evite também fazer comentários sobre o seu empregador actual (ou último). As empresas querem contratar pessoas positivas, e não queixosos.

20 coisas que você deve evitar dizer na entrevista de emprego

1. Eu realmente odeio o meu trabalho. (Você também vai odiar este trabalho se eles lhe contratarem)

2. Eu não tenho toda a experiência que procuram, mas estou pronto para desafios e aprendo rápido. (Deixe o entrevistador descobrir se você é qualificado ou não e foque-se nas habilidades que você tem.)

3. Eu realmente preciso deste emprego. (Evite parecer desesperado)

4. Eu tenho um período de férias previsto para as próximas semanas. (Não mencione férias antes mesmo de conseguir o trabalho)

5. Meu chefe actual é o pior chefe que existe. (E o que você vai dizer sobre o seu novo patrão, se as coisas não derem certo?)

6. Minha actual empresa é horrível. (Quem garante que a nova não é?)

7. Quanto irei receber por este trabalho? (Deixe o empregador ser o primeiro a falar de dinheiro.)

8. Você se importa se eu atender esta chamada? (O telefone deve estar desligado ou em silêncio antes mesmo da entrevista iniciar.)

9. Eu não sei. (Saiba aqui o que dizer quando não sabe o que responder)

10. Está no meu currículo. (Sim está, mas o entrevistador quer ouvir isso de você.)

11. Eu não tenho transporte ainda, mas eu terei em breve. (O mesmo que acima. Mesmo que não tenha um meio de transporte pessoal, não deixe transparecer ao transportador que isso poderá ser eventualmente um motivo para você faltar ou atrasar-se)

12. Tenho um compromisso, será que isto vai acabar logo? (Reserve um bom tempo para o dia da entrevista, se houver fila, talvez você nunca saiba quando irá terminar)

13. Desculpe, estou atrasado. ( Não seja a menos que tenha uma emergência.)

14. Qual é a política de namorar com colegas de trabalho? (Está para trabalhar ou tratar da sua vida amorosa?)

15. Palavrões ou gírias. (Mantenha-se profissional e educado.)

16. Não tenho ninguém para cuidar das crianças, mas estou a resolver isso. (Você não pode dar ao entrevistador qualquer razão para ele pensar que você não vai ter a disponibilidade requerida pela empresa.)

17. Este horário realmente não está bom para mim. Não é possível fazer alterações? (Não peça nada até que você seja admitido,)

18. Eu não tenho dúvidas. (Você deve sempre ter uma lista de perguntas prontas para fazer ao entrevistador.)

19. O que se faz nesta empresa? (Você deve fazer uma pesquisa profunda sobre a empresa.)

20. Quais são os benefícios que vocês oferecem? (Espere ser contratado para discutir benefícios.)