Carta de Apresentação Para Primeiro Emprego


A busca pelo primeiro emprego pode ser intimidante: há muito a considerar, como encarar os empregadores, escolher as roupas da entrevista, escrever o seu currículo e escrever sua carta de apresentação. Se você nunca redigiu uma carta antes é normal não ter a certeza do que deve incluir ou saber como estruturar a sua carta de apresentação.

Não há motivo para temer, as dicas abaixo irão ajudá-lo a preparar uma carta convincente que certamente irá ajuda-lo a aumentar as chances de conseguir o primeiro emprego da sua carreira.

Por que você precisa de uma carta de apresentação?

Escrever uma carta de apresentação é uma óptima maneira de destacar o seu melhor e gerar curiosidade no empregador a seu respeito.  Se você não for novo no Me Recrute então já me ouviu falar muitas vezes que a melhor forma de destacar-se da multidão é personalizando sua carta para cada empregador a quem você pretende contactar. – Explicando porque escolheu candidatar-se naquela empresa. Saiba também que muitas vezes uma carta de apresentação é opcional mas quase sempre é esperada. Ignorar este documento pode prejudicar severamente a sua oportunidade de ainda ser entrevistado para o seu emprego dos sonhos!

Como redigir uma carta de apresentação para o primeiro emprego

Muitos programas de processamento de texto têm modelos que podem ser usados, caso você tenha absolutamente nenhuma experiência com redacção de textos e cartas. Aqui no Me Recrute também há centenas de modelos de cartas de apresentação para você escolher. Escolha um modelo simples, sem muitos adornos e com aspecto profissional. Coloque o seu nome, endereço e informações de contacto na parte superior da página. Comece por endereçar ao recrutador ou instituição com uma saudação profissional. É sempre melhor dirigir-se a uma pessoa real sempre que possível.

Primeiro parágrafo

O primeiro parágrafo da sua carta de apresentação deve resumir-se ao seu casamento com o cargo no qual está candidatar-se. Evite frases como “Eu estou a candidatar-se à vaga para professor publicada no site MMO Emprego”. Um ponto de partida melhor seria: “Meu distinto desempenho académico comprovado coloca-me como um excelente candidato para o cargo de professor na vossa prestigiada instituição de ensino.” Siga listando as suas realizações e habilidades gerais que o farão se destacar enquanto candidato.

Segundo parágrafo

Aqui é onde você pode tomar algumas liberdades. É uma boa ideia alterar a formatação e mudar o tamanho da letra ou destacar de alguma forma as suas habilidades. Liste suas habilidades e demonstre sua vontade de desempenhar funções claras e específicas. Comece por dizer algo ao longo das linhas de “Depois de analisar o cargo e realizar uma auto-avaliação. posso afirmar que possuo o conhecimento para atender aos seguintes requisitos.” Coloque a lista de requisitos que você atende e como pretende materializa-los caso seja contratado. Isso dará aos empregadores exactamente o que eles precisam saber sobre você e sua capacidade realizar o trabalho.

Terceiro parágrafo

O último parágrafo de sua carta deve resumir o seu argumento: Porque você é o candidato perfeito? Feche agradecendo ao leitor pelo seu tempo e aguarde contacto.

Boa sorte.



Email rss

Matope José

Sobre o Autor

Matope José

Criei o Me Recrute para partilhar o que aprendi ao longo dos anos como especialista em Recrutamento. Hoje trabalho em outras áreas, mas estou sempre aqui respondendo às mais variadas dúvidas de quem precisa iniciar uma revolução na carreira profissional.

Siga Matope José:

Deixe seu Comentário