Treinamento e Recursos

Como se sair bem na primeira entrevista de emprego

Mesmo para profissionais experientes, as entrevistas pode ser desafiantes. É normal que esteja bastante apreensivo e nervoso para a sua primeira entrevista. Vamos ajuda-lo com alguns exercícios que você pode realizar para melhorar as probabilidades de uma entrevista tranquila e positiva.

1. Faça seu trabalho de casa

A melhor maneira de manter o nervosismo sob controle é estar preparado. Primeiro, reveja o anúncio de emprego e identifique as principais características que o recrutador procura no candidato. Então, avalie o seu currículo e encontre qualidades e habilidades relevantes para a posição. São esses os aspectos que você deve destacar na entrevista.

Além disso, conheça melhor a empresa. Pesquise os valores, missão, clientes e notícias recentes relacionadas à empresa. O conhecimento sobre a empresa impressionará seu entrevistador e mostrará que você é um candidato altamente motivado.

2. Pratique suas respostas

Há certas perguntas que sempre estão presentes nas entrevistas, por isso vale a pena praticar suas respostas a essas perguntas frequentes. Os entrevistadores normalmente solicitarão que você fale sobre si, seus antecedentes e o que lhe levou a candidatar-se àquele trabalho.

Também é comum que lhe questionem sobre sua experiência passada. Uma vez que assumimos que você nunca trabalhou, a sua saída é destacar qualquer tipo de actividade que tenha feito, que lhe tenha munido de capacidades profissionais, o que inclui actividades na escola, voluntariado – qualquer situação que demonstre características de personalidade e habilidades que podem fazer de si um bom funcionário. Se não souber o que responder não invente, peça algum tempo para pensar ou peça para responder numa outra oportunidade.

Leia: O que fazer quando não souber o que responder a uma pergunta na entrevista de emprego

Depois de pensar nas suas respostas, pratique-as. Repita todas na frente de um espelho, ou peça a um amigo ou a um membro da família para lhe acompanhar no exercício. Isso reduzirá sua ansiedade e tornará suas respostas mais confiantes e convincentes.

3. Permaneça genuíno

Pode ser tentador improvisar para compensar a sua falta de experiência, mas é uma má ideia. O entrevistador já viu o seu currículo e eles sabem que esse é seu primeiro trabalho, e mesmo assim o chamaram para uma entrevista. Você não precisa fingir ser especialista enquanto não. Deixe sua personalidade, paixão e vontade de aprender brilharem, e isso compensará qualquer falta de experiência.

4. Prepare-se

Em nenhuma circunstância permita-se chegar atrasado na entrevista de emprego. Defina um alarme, analise as melhores rotas a tempo. Prepare sua roupa e os documentos que precisa levar na noite anterior. Da sua lista de coisas a levar na entrevista não podem faltar o seu currículo, um caderno e uma caneta.

5. Faça perguntas

No final da entrevista, o recrutador provavelmente irá perguntar-lo se tem alguma pergunta para fazer. Você sempre deve aproveitar esta oportunidade. Prepara antecipadamente várias perguntas para apresentar.

Suas perguntas devem reflectir seu interesse no trabalho e na empresa e certifique-se também de fazer qualquer pergunta que o ajude a decidir se aquele é o trabalho certo para si.

Evite perguntas sobre salários, horas de trabalho ou benefícios. Respeite as coisas que você gostaria de saber sobre o posicionamento e a cultura da empresa.

E no final…

No final do dia, veja a entrevista como uma oportunidade para você praticar uma habilidade importante. Mesmo se você não conseguir o emprego, não desanime.

As entrevistas são difíceis para todos, não importa por quantas se tenha enfrentado. Uma primeira entrevista de emprego pode ser uma experiência assustadora, mas com muita prática e preparação é possível enfrenta-la com confiança.